Você assistiu aos Jogos Paralímpicos? Viu alguma das modalidades onde esses atletas sensacionais, antes de superarem seus adversários precisam superar suas próprias limitações?
Bom, eu vi, fiquei impressionado vendo a força e a determinação desses atletas e emocionado com algumas histórias de vida que acabaram sendo contadas durante os jogos e me perguntei…
Como, com todas as suas dificuldades eles encontram forças para se superarem, superar suas próprias limitações, superar o preconceito, superar a rotina de uma pessoa com deficiência?
Foi então que, vendo o Esporte Espetacular no domingo, o apresentador Flavio Canto, visivelmente emocionado, comentou que a grande lição que os Jogos Paralímpicos nos deixam é que devemos “OLHAR PARA O QUE A GENTE PODE FAZER E NÃO PARA O QUE A GENTE NÃO PODE FAZER”.
Uma pessoa que perde alguma funcionalidade do seu corpo ou já nasce com alguma deficiência tem alguns caminhos que pode seguir.
Um deles, talvez o mais comum, é o do lamento, o de se vitimizar, procurar cuplados pelo seu estado, procurar culpados pelo seu infortúnio e focar no que perdeu, focar no que não poderá mais fazer, lamentar pelos lugares que não vai mais poder ir, lamentar por não poder mais fazer o que fazia. Bom, não quero aqui dizer como uma pessoa deve se comportar em relação a isso, eu nunca passei por algo parecido e entendo perfeitamente esse sentimento, porém, analisando de fora, percebo que o outro caminho é melhor.
O outro caminho é o de OLHAR PARA O QUE SE PODE FAZER, buscar novas oportunidades, buscar crescer como pessoa, buscar algo que alegre o seu espírito, se adaptar a nova realidade, encontrar um esporte, e é esse o caminho seguido pelos atletas paralímpicos, esse é o jeito com que eles superam as suas próprias limitações e traçam novas metas, novos desafios e buscam o sucesso como esportistas e como pessoas.
Parece que isso não tem nada a ver com negócios, marketing ou vendas, mas eu, assim que ouvi essa frase, “OLHAR PARA O QUE A GENTE PODE FAZER E NÃO PARA O QUE A GENTE NÃO PODE FAZER” fiz uma analogia com o mundo dos negócios e com o momento de dificuldades que estamos vivendo, e percebi que para o empresário superar esse momento, superar essa crise, ele tem que se inspirar nos atletas paralímpicos e focar no que eles podem fazer, e não no que não podem fazer.
Muitos empreendedores estão se vitimizando, culpando o governo pela crise, culpando os políticos, culpando os clientes, etc.. etc.. etc.. Mas o que isso vai trazer de bom? Como essa atitude vai te ajudar de alguma forma? A única coisa que você consegue se vitimizando e buscando culpados para seus problemas é o de se anestesiar, se justificar pelo que dá errado e “tirar o corpo fora”. Talvez até você se sinta bem em ver outras empresas com dificuldades, pode até pensar, ah, mas está ruim para todo mundo, não posso fazer nada, e ficar paralisado diante dos problemas e das dificuldades.
Mas, assim como um atleta paralímpico foca naquilo que ele pode fazer, você como empreendedor deve focar no que pode fazer. Não há muita coisa que nós como empreendedores possamos fazer para acabar com a crise por exemplo, então, esqueça a crise, pare de falar nela e usar ela como desculpa. Foque em ações que iram mudar os seus negócios e os seus resultados, foque em ações que façam a sua empresa superar os obstáculos, foque em melhorar seus processos, seus produtos, em melhorar como empresário, foque em buscar soluções para os problemas dos seus clientes, foque em encontrar novas maneiras de atrair novos clientes, foque em ações que irão te fazer vender mais.
Para finalizar eu deixo uma pergunta, atualmente como você está se comportando em relação ao seu negócio e as dificuldades? Você está buscando culpados ou está buscando oportunidades? Você está se vitimizando ou está se superando?
Se você precisar de ajuda para enxergar novas oportunidades, não deixe de entrar em contato comigo, terei o maior prazer em fazer uma consultoria gratuita com você para te mostrar alguns caminhos para que você possa atrair mais clientes e superar as dificuldades que a crise está impondo ao mercado.
Nelson Guimarães é administrador de empresas, especialista em marketing e vendas, pai de dois filhos e marido de uma linda mulher, apaixonado pela família, pelo marketing e vendas e louco por motos. Profissional de vendas desde 1999, já vendeu muito, muitas coisas, desde seguros de vida a equipamentos industriais, e usa toda a sua experiência para ajudar empresas a VENDER MAIS.